DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAR
Objetivos principais
Descrição pormenorizada
- Reconhecer diferentes formas de comunicação
- Reconhecer as dificuldades da comunicação não-verbal
- Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos sobre a Língua Gestual Portuguesa
- Desenvolver respeito, compreensão e tolerância para com o outro
- Relembrar aprendizagens adquiridas
Descrição pormenorizada
Iniciamos um diálogo de apresentação
do projeto com os alunos e aproveitamos para os informar acerca da primeira
atividade que iríamos realizar com eles. Esta consistiu num jogo de mímica a ser
jogado por equipas formadas de acordo com a organização da sala de aula. Foi entregue um cartão com uma palavra (conceito, nome de animal ou sentimento:
Nuvem, Golfinho, Água, Areia, Esperança e Árvore) a alguns alunos de cada
equipa que tentarão expressar essa palavra sem recorrer a qualquer forma de
vocalização.
A partir da
contextualização do jogo de mímica, pretendeu-se suscitar o interesse e a
reflexão dos alunos sobre a existência de outras formas de comunicação e de outras
línguas que não são faladas. Pretendeu-se ainda que se apercebessem da dificuldade
da comunicação não-verbal a partir da experiência de tentarem comunicar sem
recurso à linguagem oral e sobre as facilidades e dificuldades que esta
atividade os fez sentir.
Apresentou-se um inquérito (anexo 1) escrito para levantamento das ideias iniciais dos alunos sobre esta temática.
Apresentou-se um inquérito (anexo 1) escrito para levantamento das ideias iniciais dos alunos sobre esta temática.
Sem comentários:
Enviar um comentário