terça-feira, 29 de abril de 2014

Atividade II - 01.04.2014

LÍNGUA DE PARTILHAS

Objetivos principais
  • Relacionar o início do texto “Mamadu, o herói surdo” com conhecimentos anteriores (descobrimentos e países pertencentes à CPLP)
  • Identificar e distinguir os conceitos de língua e de dialeto
  • Identificar as línguas oficiais de Portugal
  • Ouvir textos literários
  • Apropriar-se de novos vocábulos
  • Escrever textos narrativos
O Mamadu está na cidade pela primeira vez. O que vos parece que ele está a sentir?
Escrever para fins pessoais e criativos


Descrição pormenorizada
Abordar-se-á a temática desenvolvida pelas colegas no ano passado (Viajar com a Língua Portuguesa – CPLP), a partir da leitura das páginas 5, 6 e 7 do livro “Mamadu” onde é apresentado o país natal do protagonista – Guiné-Bissau com o apoio de um PowerPoint.
Relembrar-se-á as aprendizagens adquiridas sobre os descobrimentos, as línguas oficiais de Portugal e a diferença entre os conceitos de língua e de dialeto com recurso a exemplos. Referir-se-ão as línguas oficiais de Portugal: Língua Portuguesa, Mirandês e Língua Gestual Portuguesa.
Pediremos opiniões aos alunos sobre as expetativas geradas pelo título e pela ilustração da capa.
Iniciar-se-á a leitura e a visualização da história “Mamadu”, apresentada também no quadro interativo (até à página 21) com explicação das palavras desconhecidas para os alunos.
No final da leitura colocar-se-ão questões acerca do desenvolvimento da história:
O que irá acontecer agora?
Propor-se-á, como trabalho para elaborar em casa, a criação de um final para a história (limite máximo 10/12 linhas).

Sem comentários:

Enviar um comentário